13 de março de 2009

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva-

Patativa do Assaré






Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, pois naquela época os poetas eram chamados de "patativas" porque viviam cantando versos, ele tem inúmeros folhetos de cordel publicados em revistas e jornais. Outro gênero textual que podemos abordar é o cordel,. A Literatura de Cordel, é poesia popular, é história contada em versos, em estrofes a rimar, escrita em papel comum, feita pra ler ou cantar. E além disso, ele canta os contrastes do sertão nordestino e a beleza de sua natureza, apresentando a arte. Estes trechos abaixo é o início do cordel "Aos Poetas Clássicos":



"Poetas niversitário,

Poetas de Cademia,

De rico vocabularo

Cheio de mitologia;

Se a gente canta o que pensa,

Eu quero pedir licença,

Pois mesmo sem português

Neste livrinho apresento

O prazê e o sofrimento

De um poeta camponês.

Eu nasci aqui no mato,

Vivi sempre a trabaiá,

Neste meu pobre recato,

Eu não pude estudá.

No verdô de minha idade,

Só tive a felicidade

De dá um pequeno insaio

In dois livro do iscritô,

O famoso professô Filisberto de Carvaio. "












Nenhum comentário:

Postar um comentário