4 de março de 2009

Mário de Andrade

Mário de Andrade





Mário de Andrade nasceu no dia 09 de outubro de 1893, em São Paulo. Ele foi poeta, romancista, contista, ensaísta, crítico literário e de arte, musicólogo e folclorista. Mas, sobretudo, foi o primeiro literato a escrever em brasileiro. Dizem que sua personalidade irradiava alegria de viver e estímulo ao trabalho criador. Fazia parte de seu ideal de cultura a preservação da memória, a fim de cultivar valores nacionais e afirmar nossa tradição. Isso, aliado à crença na aplicação dos ideais modernistas no cotidiano paulistano levou o escritor a participar efetivamente do florescimento da cultura na cidade de São Paulo.

Nos anos 30 criou e dirigiu o Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, que mais tarde se tornaria a Secretaria Municipal da Cultura. Nasceu deste departamento a idéia de uma biblioteca que servisse como depositária de toda a história cultural da cidade e do Brasil.
O primeiro momento modernista, compreendido entre os anos de 1922 e 1930, devido ao seu caráter anárquico e sentido destruidor, é o mais radical de todos os três momentos desse movimento. Isso se dá devido à necessidade de se romper com o tradicionalismo, ou seja, com a tradição acadêmica da época e chocar o público. Naquela época, esses recursos eram tão inovadores, que chegavam a chocar o leitor. Além da nova linguagem, o Primeiro Momento Modernista também é caracterizado pelo nacionalismo exacerbado; pela procura de uma "língua nacional", ou seja, a língua falada pelo povo nas ruas; pela reescritura de textos do passado, na forma de paródia; e pela incorporação do humor e irreverência. Portanto, ele é um dos grandes escritores de nossa literatura.

Eu, Ariane e Maria de Lourdes, apresentamos o conto "O peru de Natal", Mário de Andrade escolheu a melhor data, pois o Natal é uma tradição um momento de reencontro. A temática social narrada nesse é o cotidiano de uma família onde registra uma dualidade entre ficção e realidade que é uma crítica modernista. Este conto apresente patriarcalismo, pois a família sempre foi submissa as ordens do pai. O Juca considerado por todos como rebelde é que planeja ultrapassar essa barreira e propõe à família a realização da ceia com peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário