23 de setembro de 2009

Salman Rushdie





Ahmed Salman Rushdie nasceu dia 19 de junho de 1947, em Bombaim, Maharashtra India. Ele é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem indiana. Estudou na Inglaterra, onde se formou com predicado (with honours) no King's College, Universidade de Cambridge. O seu estilo narrativo, mesclando o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como conectado com o realismo mágico. Rushdie casou-se cinco vezes. E, também, ele foi condecorado em 15 de junho de 2007 como Cavaleiro Comandante do Império Britânico, fato que provocou diversos protestos no mundo islâmico.

Estreou na literatura em 1975 com o romance Grimus. Rushdie é dono de um estilo próprio e dominando excelentes técnicas de narração, ele já era um autor consagrado quando venceu o Prêmio Booker em 1981 com a obra Os Filhos da Meia-Noite.
Tornou-se o mais famoso após a publicação do livro Versos Satânicos, em 1989, que causou controvérsia no mundo Islâmico, devido a este livroter sido considerado ofensivo ao profeta Maomé. Esta obra não é escrita de forma aleatória a contar a história, mas de maneira subjetiva e romanceadoa experiência de seu autor e sobre sua frustração com o Islã.

Versos Satânicos

Um comentário:

  1. Ariane e Carla,

    uma boa escolha terem citado Rushdie em seu blog. Um escritor de nosso tempo que, por transitar por culturas diferentes, nos fala, em sua obra, sobre as experiências humanas mais universais e a todas as idades.

    Renata.

    ResponderExcluir