7 de setembro de 2009

Língua Brasileira de Sinais

Atualmente, todos sabem que a Libras vem conquistando seu espaço de forma bastante significativa. Isso é resultado da inclusão social em nosso país, pois as pessoas surdas precisam, como as outras, se comunicarem, interagirem, enfim participar normalmente da vida social.

Aprender uma nova língua é aprender uma nova maneira de se comunicar com os seres humanos, é ampliar a capacidade expressiva de um indivíduo, tornando-o melhor posicionado diante dos acontecimentos da vida. Aprender nunca é demais!

E a inclusão desse eixo temático: "Processos interativos com a pessoa surda" na grade curricular foi estabelecido em um decreto assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim, cabe a nós, educadoras, adquirir o conhecimento em libras a fim de garantir o processo de inclusão da Pessoa Surda na sociedade.

O surdo não tem canal auditivo e aprende pelo canal visual, por isso é importante trabalharmos com recursos visuais: imagens, ilustrações, fotografias, desenho, retrato, entre outros. A comunicação entre o professor e o aluno surdo, bem como o desenvolvimento do processo de aprendizagem tornam-se viáveis quando se respeita a especificidade do aluno e quando suas necessidades reais são compreendidas. Devemos mostrar aos alunos que a surdez não é uma deficiência, que ninguém é igual a ninguém, pois todos nós possuímos qualidades e defeitos.
Enfim, é de suma importância que todos profissionais que lidam ou lidarão com educação, tenham o mínimo de conhecimento sobre esse meio de comunicação e interação que é a Libras. E depois que tornou-se lei que todos alunos de qualquer Licenciatura (e hoje, já em outros cursos) passasse por esse processo, que tanto engrandece, acreditamos que a inclusão será bastante satisfatória.

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