23 de setembro de 2009

Análise do discurso - textos verbais e não-verbais

Conhecendo um pouco da autora Vanice Maria Oliveira Sargentini. Possui graduação em Letras (1985), mestrado(1991) e doutorado (1998) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e pós-doutorado na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle (2008). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do discurso, atuando nos seguintes temas: reflexões epistemológicas e analíticas sobre análise do discurso, identidade, mídia e discurso político.

No artigo "Discurso e história: a construção de identidade do trabalhador brasileiro", Sargentini tem como objetivo examinar alguns procedimentos discursivos que constituem a identidade do trabalhador brasileiro em diferentes contextos do século XX. Para essa análise, a autora lançou mão de dois textos não-verbais e um texto visual e verbal (o que nos comprova que um texto não tem obrigatoriedade de possuir letras). No decorrer de sua análise propriamente dita, a autora baseia-se em diferentes autores e filósofos, juntamente com suas teorias e vozes, por exemplo: Coutrine, Foucaut, Gregolin, Pêcheux.





Tarsila do Amaral. Operários, 1931, óleo sobre tela, coleção Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo, Campos do Jordão.
Trata-se de um retrato social exposto por um movimento artístico cultural, mostrando o pouco valor do trabalhador brasileiro da época.






O Estado de São Paulo, 06 de janeiro de 1999, primeira página, primeiro caderno. Uma foto de quase a metade dos trabalhadores da Ford, récem demitidos, tentando entrar na empresa para trabalhar, na data de publicação.






Folha de São Paulo, 22 de abril de 2001, primeira página, Encarte Especial Empregos. Uma manchete publicada na folha de São Paulo, que faz uma analogia aos dez mandamentos, direcionando-se ao "profissional do novo século" com dicas e ideias encorajadoras. Traz também, na imagem, um trabalhador na sua individualidade e tábuas desenhadas ao lado, que resgatam tábuas onde Moisés escreveu os mandamentos.

Conclui-se que, analisando alguns discursos sobre o trabalhador, é possível desvelar a construção da identidade do trabalhador brasileiro, que sobre influências discursivas, sustentando formações ideológicas de determinados momentos, passados e presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário