30 de junho de 2009

Atividades Lúdicas em Língua Estrangeira



A palavra Ludicadade vem de lúdico, que originou-se do latim "ludus=jogo".
A atividade lúdica na hora certa e de acordo com a maturidade emocional e cognitiva do aluno, é um recurso insubstituível na sala de aula. O professor precisa conhecer bem a atividade, explicar com clareza objetivo da brincadeira, pois o uso dessas atividades contribui para uma aproximação rápida entre alunos e professores.
Assim, os alunos têm uma aprendizagem melhor e muito prazerosa.


Sugestões de atividades lúdicas:

1) FORCA: soletrar as letras das palavras ou frases, assim trabalha-se o alfabeto;
2) TAPA: separar os alunos em dois grupos, e eleger um representante para cada um. Feito isso, distribuir para cada grupo cartões com as mesmas palavras do conteúdo estudado. Assim, quando o professor falar e escrever na lousa uma palavra ou frase, o grupo deverá relacionar com alguma palavra de seus cartões, em seguida o representante levanta-se e da um tapa na palavra mostrando a associação.


3) JOGO DA VELHA: desenhar no papel cartão um jogo da velha e colar bolsinhos de plásticos para colocar X ou O. Colar o jogo no quadro e separar a sala em 4 grupos, sendo que cada um terá um presidente para falar as respostas das perguntas, primeiro joga dois grupos, depois os outros dois e por último os vencedores da primeira e segunda jogada.


4) JOGO DA TELEPATIA: um aluno é solicitado para ficar de costas para a lousa e de frente para seus colegas. O professor escreve uma palavra no quadro e os demais alunos tentam contar em mímicas qual é a palavra.


5)PAINTING HOUSE: trabalhar com os nomes dos cômodos da casa; com as cores e família. O docente começa: "I painted my bedroom of green and my brother painted the living room of blue."

Um comentário:

  1. o trabalho de vcs ficou incrivel,eu adorei e mim ajudou muito.obrigado! gabriela

    ResponderExcluir