5 de maio de 2009

Bombardeio de informações

Bombardeio de Informações
Em sala de aula ouvimos sempre os professores dizerem que temos que formar cidadãos críticos, com opinião própria, e bem informados, estando eles, sempre prontos a debatarem sobre qualquer assunto. Isso é fato, e é importantíssimo para o êxito ao lencionar. Mas como nada na vida é fácil, e como tudo a ser feito bem possui suas dificuldades, há um problema a ser enfrentado por nós, futuros educadores: o excesso de informação.
O primeiro passo a ser dado para que não se perca o controle da situação, é tomar cuidado com os lugares onde pesquisar sobre qualquer assunto, ou até mesmo sites, pois há muitos fraudulentos na rede, que podem nos confundir e prejudicar-nos. O segundo, seria orientar nossos alunos a não acreditarem em tudo que leem e veem por aí, o que fica muito difícil com o crescimento e avanços dos meios de comunicação. Com tudo isso, torna-se difícil mantê-los com senso crítico próprio, já que têm tantas opiniões diferentes sobre os mesmos assuntos, que podem ser facilmente acessadas. Isso acaba confundindo-os.
O texto "A fadiga da informação", Augusto Marzagão, aborda este tema. Estes avanços não vão regredir, e sim progredir. Cabe a nós trabalharmos sempre em cima disso, orientando nossos alunos a tomarem cuidado com o excesso do uso desses tão variados meios de comunicação. Internet é muito bom, jogos também, tudo isso nos diverte, nos ajuda, nos informa, mas tudo na vida só é bom mesmo se "Apreciado com Moderação".


O texto "A fadiga da informação" é o texto 01 neste link: http://www.jesusadolescente.g12.br/proffs/mini-pages/25/web/fadiga.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário