5 de maio de 2009

Bombardeio de informações

Bombardeio de Informações
Em sala de aula ouvimos sempre os professores dizerem que temos que formar cidadãos críticos, com opinião própria, e bem informados, estando eles, sempre prontos a debatarem sobre qualquer assunto. Isso é fato, e é importantíssimo para o êxito ao lencionar. Mas como nada na vida é fácil, e como tudo a ser feito bem possui suas dificuldades, há um problema a ser enfrentado por nós, futuros educadores: o excesso de informação.
O primeiro passo a ser dado para que não se perca o controle da situação, é tomar cuidado com os lugares onde pesquisar sobre qualquer assunto, ou até mesmo sites, pois há muitos fraudulentos na rede, que podem nos confundir e prejudicar-nos. O segundo, seria orientar nossos alunos a não acreditarem em tudo que leem e veem por aí, o que fica muito difícil com o crescimento e avanços dos meios de comunicação. Com tudo isso, torna-se difícil mantê-los com senso crítico próprio, já que têm tantas opiniões diferentes sobre os mesmos assuntos, que podem ser facilmente acessadas. Isso acaba confundindo-os.
O texto "A fadiga da informação", Augusto Marzagão, aborda este tema. Estes avanços não vão regredir, e sim progredir. Cabe a nós trabalharmos sempre em cima disso, orientando nossos alunos a tomarem cuidado com o excesso do uso desses tão variados meios de comunicação. Internet é muito bom, jogos também, tudo isso nos diverte, nos ajuda, nos informa, mas tudo na vida só é bom mesmo se "Apreciado com Moderação".


O texto "A fadiga da informação" é o texto 01 neste link: http://www.jesusadolescente.g12.br/proffs/mini-pages/25/web/fadiga.doc

1 de maio de 2009

O poeta da roça

O poeta da roça
Nóis apresentamo o cantô
De quem escrevo neste papé
Do poeta que tá à procura de amô
E não segue nenhum menestré.
Antes, o fio do pobre
Que sempre viveu sem cobre,
Não pudia estudá
Mas hoje tamo aqui pra ensiná.
Criança veve vagando por aí
Falando tudo errado ali
Tanto as do rico salão
Como as da serra do sertão.
Cultura é assim memo
Cada um tem uma
Se não, não tem graça
Foi bão por demais
Esse poeta da roça!
Texto original do poeta Pativa do Assaré: http://letras.terra.com.br/patativa-do-assare/872145