30 de abril de 2009

Resenha

KANITZ, Stephen. Volta às aulas in Editora Abril, Revista Veja, edição 1636, ano 33, nº 07. São Paulo, p.21, 2000.

Stephen Kanitz é consultor de empresas e conferista. Realiza seminários em grandes empresas no Brasil e no exterior. Já realizou mais de quinhentas palestras nos últimos dez anos. Mestre em administração de Empresas pela Harvard University, foi professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Hoje é também, articulista da revista VEJA.

Em um dos artigos que escreveu para a VEJA, Kanitz narra de forma explícita e coerente, sua trajetória acadêmica como aluno, em Harvard Business School.

Na Universidade, logo no início, os alunos receberam três problemas a serem resolvidos: um por matéria. Isso fez com que Kanitz estranhasse o sistema de ensino de lá, pois antes estava acostumado com os alunos sempre ouvindo o professor, e não com um ensino centrado no aluno, que era o utilizado na Faculdade.

Quanto aos livros, de nada adiantavam para resolver os problemas, pois a maioria deles era aquleles que ninguém havia enfrentado antes. Por isso, os professores utilizavam a metodologia inédita, pouco abordada hoje em dia, que é o "ensinar a pensar".
Para Kanitz, "ensinar a pensar" não é fácil, mas é necessário para os jovens nos dias atuais, pois ajuda a tomar decisões.

O texto trata de diferentes abordagens de ensino que foram e que são ainda enfatizadas em Universidades. Por Harvard Business School ser uma instituição estrangeira, percebe-se que não é só no Brasil que isso acontece. O fato de facilitar o aprendizado do aluno e o "ensinar a pensar" é preciso, porém nem sempre os educadores lançam mão disso.

A ideia de Stephen Kanitz é passar para os leitores que o ato de decorar teorias é antiquado. Para ele, os jovens devem aprender a tomar decisões no mundo atual. Por isso, torna-se um texto essencial para professores de todas as áreas temáticas, discentes e qualquer pessoa que queira ter sucesso em sua carreira e em sua vida particular.


*Texto original encontra-se neste site: http://www.kanitz.com.br/veja/harvard.asp

9 de abril de 2009

Relatando o TCC




Relatando o TCC


Atendendo à solicitação dos professores de Licenciatura Plena em Letras Português/ Inglês, apresentamos o nosso blog "Tccendo e Educando" criado por duas alunas, Ariane de Souza Costa e Carla Priscilla dos Santos, do 3º ano de Letras da Universidade de Uberaba, no dia 26 de fevereiro de 2009.

Este relatório atende ao nosso objetivo de apresentar-lhes a este gênero textual, sendo que tivemos acesso a um roteiro que tem por objetivo relatar fatos e experiências, e estrutura-se em quatro partes: introdução, desenvolvimento, resultados e conclusões.

Inicialmente, nós, para apresentarmos o TCC no blog acima referido, lançamos mão de pesquisas sobre alguns escritores estudados, que de maneira sucinta, coletamos os fatos mais importantes e publicamos textos e vídeos.
Dessa maneira, nós permitimos aos leitores perceberem a importância dos escritores na escola, aumentando assim o conhecimento de mundo deles.

Assim, quando continuarmos a publicar outros conteúdos abordados durante estes três anos, apresentaremos produções originais utilizando os diversos tipos e gêneros textuais.

Concluímos que o nosso TCC será interessantíssimo, atrativo e informativo, e todos têm a oportunidade de comentar e criticar no nosso blog.

Obs: Este texto acima é um exemplo de relatório.