13 de março de 2009

Castro Alves

Castro Alves


Ele foi poeta, escritor e foi um dos maiores abolicionistas do nosso país, sendo assim, considerado o poeta dos escravos. Tendo o seu principal poema "O Navio Negreiro", estrofes do mesmo são publicadas em livros didáticos, a leitura de seu livro é obrigatória em muitos vestibulares.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes


Ele é uma grande ponte entre a tradição e o modernismo. Criou um lugar próprio para ele pelo fato de não ser um modernista radical, da maneira como foram os paulistas da década de 20 e 30. Ele ousou voltar a trabalhar com soneto quando este já parecia ultrapassado. Essa junção de tradição e modernismo fez com que ele criasse esse espaço próprio, que até muito pouco tempo atrás era incompreendido. Vinicius forçou seu espaço em função do público e não da crítica.

Gonçalves Dias

Gonçalves Dias


Gonçalves Dias deixou uma obra em que se incluem dramas, peças teatrais, poemas e até um dicionário da língua tupi. Nela pode-se notar uma variedade tão grande de ritmos - cada texto encontrava seu próprio andamento - que alguns críticos o consideram o pai de um estudado desequilíbrio formal que as gerações futuras cultuariam. Tão grande era o domínio de Gonçalves Dias sobre a língua portuguesa que seu poema mais conhecido, a Canção do exílio, não tem, nos 24 versos que a compõem, um só adjetivo. Também é famoso seu nacionalismo e sua tendência a explorar temas indígenas. Para o ensino da Literatura, o trabalho do professor é fundamental. É ele quem liga arte, literatura e educação, num processso de conhecimento sobre a literatura e a expressão.

Cecília Meireles

Cecília Meireles


É a primeira grande escritora da literatura brasileira e a principal voz feminina de nossa poesia moderna. Sua obra privilegia a riqueza do léxico, numa linguagem que explora os símbolos e as imagens sugestivas, sobretudo os de forte apelo sensorial, enveredando inclusive pela musicalidade. A obra poética de Cecília Meireles ocupa lugar singular na história das letras brasileiras por não pertencer a nenhuma escola literária. Alta expressão da poesia feminina brasileira, inclui-se entre os grandes valores da literatura de língua portuguesa do século XX. A autora foi poetisa, professora, pedagoga e jornalista, e acima de tudo, uma mulher engajada com a educação e com a formação crítica.

Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Vieira

É considerado um dos homens mais extraordinários do século XVII, por sua atuação política e religiosa no Brasil e em Portugal, e por sua influência na vida cultural e literária em outros países. Sua escrita feita de contrastes e contrapontos, representa muito bem um estilo de época, conhecido como Barroco. Para uma colônia ainda sem representação literária,o Padre Antônio Vieira pode ser perfeitamente considerado o fundador e mestre representante do Barroco Literário no Brasil. A oratória, cuja função social era a propagação da fé e do catolicismo, adquire grande importância priorizando as regras da eloquência e produzindo um discurso engenhoso. Os sermões de Padre Antônio Vieira servem a este propósito: propagar a fé com os recursos da retórica. A língua portuguesa, para ele, é uma língua fundamental. Como exemplo, destaca-se o sermão dedicado a Nossa Senhora do Ó, em que ele fala o tempo inteiro do significado da letra “o”, destacando-a como figura geométrica e como fonema. Sendo assim, o sentido desta palavra está associado à sua forma e ao seu som.


"Sermão da Nossa Senhora do Ó. A figura mais perfeita e mais capaz de quantas inventou a natureza, e conhece a Geometria, é o círculo. Circular é o Globo da terra, circulares as Esferas Celestes, circular toda a máquina do Universo, que por isso se chama Orbe, e até o mesmo Deus,
se, sendo espírito, pudera ter figura , não havia de ter outra, senão a circular. O certo é, que as obras sempre se parecem com seu Autor: e fechando Deus todas as suas dentro em um círculo, não seria esta idéia natural, se não fora parecida à sua natureza(...) O primeiro círculo, que é o mundo, contém dentro de si todas as coisas criadas: o segundo, incriado e infinito, que é Deus, contém dentro em si o mundo, e este terceiro, que hoje nos revela a fé, contém dentro em si ao mesmo Deus: Ecce concipies in útero, et paries Filium: hic erit magnus, et Filius Altissimi vocabitu4. Nove meses teve dentro de si este círculo a Deus; e quem pudera imaginar, que estando cheio de todo Deus, ainda ali achasse o desejo capacidade e lugar para formar outro círculo? Assim foi; e este novo círculo formado pelo desejo, debaixo da figura e nome do O, é o que hoje particularmente celebramos na Expectação do parto já concebido : Ecce concipies, et paries. De um e outro círculo, travados entre si, se comporá o nosso discurso, concordando ( que é a maior dificuldade deste dia) o Evangelho com o título da Festa, e o título com o Evangelho. O mistério do Evangelho é a Conceição do Verbo no ventre virginal outro círculo; o que pretendo mostrar, em um e outro, é que assim como o círculo do ventre virginal na Conceição do Verbo foi um O que compreendeu o Eterno. Tudo nos dirão, com a Graça do Céu, as palavras que tomei por tema: Ave Maria. (Vieira, 2002, p. 11)."

William Shakespeare

William Shakespeare


Ele foi um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, teve uma vida sem maiores problemas financeiros até os doze anos de idade. O seu pai que fabricava tintas, bolsas e luvas de couro, faliu. A partir daí, Shakespeare começou a trabalhar para ajudar no sustento da família. Mesmo assim, não deixou de ler autores clássicos, contos, novelas e crônicas que foram fundamentais na sua formação de poeta e dramaturgo.

Portanto, é interessante contarmos um pouco sobre a vida desse autor, que é considerado o melhor poeta da língua inglesa. E viveu no período Elizabetano, época do auge da cultura inglesa. Shakespeare fez experiências com a gramática e com o vocabulário, impedindo que a língua se estagnasse. Ele foi de grande importância na literatura inglesa. Uma de suas obras mais conhecida é "Romeu e Julieta".

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva-

Patativa do Assaré






Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, pois naquela época os poetas eram chamados de "patativas" porque viviam cantando versos, ele tem inúmeros folhetos de cordel publicados em revistas e jornais. Outro gênero textual que podemos abordar é o cordel,. A Literatura de Cordel, é poesia popular, é história contada em versos, em estrofes a rimar, escrita em papel comum, feita pra ler ou cantar. E além disso, ele canta os contrastes do sertão nordestino e a beleza de sua natureza, apresentando a arte. Estes trechos abaixo é o início do cordel "Aos Poetas Clássicos":



"Poetas niversitário,

Poetas de Cademia,

De rico vocabularo

Cheio de mitologia;

Se a gente canta o que pensa,

Eu quero pedir licença,

Pois mesmo sem português

Neste livrinho apresento

O prazê e o sofrimento

De um poeta camponês.

Eu nasci aqui no mato,

Vivi sempre a trabaiá,

Neste meu pobre recato,

Eu não pude estudá.

No verdô de minha idade,

Só tive a felicidade

De dá um pequeno insaio

In dois livro do iscritô,

O famoso professô Filisberto de Carvaio. "












Machado de Assis

Machado de Assis



Machado é um contista de mão cheia, apresenta contos sobre os mais variados temas, sempre com profundidade, porém variando o tom, a intenção. Este é um dos motivos para apresentar aos alunos este autor, pois eles têm a opção de escolha para trabalhar o tema que lhe interessa, estimulando assim a leitura, e também a interpretação deles com uma visão crítica sobre o tema abordado nos mesmos.

Eça de Queirós

Eça de Queirós



Eça de Queirós foi um observador da sociedade e transportou para suas obras os hábitos, manias e outros detalhes do comportamento humano. Ele é um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa e universal. Com o livro "O Primo Basílio", trabalhamos bastante na análise e na comparação deste com o filme dirigido por Daniel Filho. Como a leitura está sendo esquecida pelos alunos, precisamos resgatá-la, e para isso percebemos que é interessante passar um filme para os aprendizes, assim eles poderão ter adoração pela história e poderemos trabalhar com eles as diferenças existentes do filme com o livro, pois ao começar a leitura os aprendizes vão lembrando das cenas do filme.

João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto




Neste documentário, artistas, escritor, compositor, atriz, irmã, fazem uma homenagem a João Cabral de Melo Neto, contando sobre sua poesia e o seu jeito de escrever. Este é outro autor sensacional, que foi muito críticado pela secura da linguagem em seus textos, e também acusavam-no de ser um poeta sem alma, que fazia poemas frios, racionalistas, medidos a fita métrica e sem coração. Mas, ele dizia que "A poesia é a linguagem para a sensibilidade. E a prosa é uma linguagem pra razão".

Analisamos e apresentamos a obra "Morte e Vida Severina", em que a vida e a morte são igualmente tratadas. A vida é severina porque castiga o homem, pois exige dele aquilo que ele não tem. A morte é severina porque, ao lhe tirar a vida, ainda é mais generosa que ela: ao morrer, o homem ganha uma cova, um pedaço de terra que, apesar do tamanho, é ainda maior do que aquilo que ele pôde conquistar em vida. Excelente, poema este que aborda um tema tão profundo.

Lima Barreto

Lima Barreto




Este autor trabalhou em suas obras excelentes temas de grande importância para a concientização humana e também aborda o nacionalismo. Relata as histórias e as vontades do povo da época. Foi um escritor pré-modernista e, seus livros podem ser uma ótima opção de leitura e interpretação devido aos assuntos abordados, a linguagem, e pelo escritor que também merece destaque em nossa fabulosa literatura.

Trabalhamos uma obra riquissíma: "Clara dos Anjos" é um romance que nos conta a história de uma jovem e ingênua mulata de nome Clara, filha do carteiro Joaquim dos Anjos. Ela é seduzida pelo malandro Cassi Jones. Cassi é um jovem branco, um pouco ignorante e torpe. Usa este sobrenome porque, supostamente é descendente de uma nobre família inglesa. Seu pai não fala mais com ele após suas muitas aventuras que desonraram muitas donzelas e desmanchou vários casamentos (a mãe de uma das vítimas se suicidou; o marido que ela arranjou depois distribui anonimamente um documento sobre Cassi pelo RJ). Cassi toma Clara como sua próxima vitima, e tenta se aproximar dela. Começa pela festa de aniversário desta e vai seguindo, apesar de ser aconselhada pelos pais e pelo padrinho e de muitas outras pessoas falaram-na sobre ele. Clara não dá trela a ninguém e continua atraída por Cassi. Ele passa a utilizar um velho, "dentista", como correio para eles. Passado algum tempo Cassi vai para São Paulo, à procura de um possível emprego; Clara está grávida. Depois de pensar em aborto, Clara revela a verdade à mãe, que vai ver os pais de Cassi. Lá ela é considerada como só "mais uma mulatinha" e fica a perceber a total verdade. Pontilhado com referências sobre o preconceito racial, este foi o primeiro romance de Lima Barreto que é mais um dos últimos a ser publicado. Todos os personagens são tipicamente suburbanos como é característico ao autor, o vocabulário transpira a coloquialidade.

11 de março de 2009

Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo


A obra de Aluísio Azevedo se insere em uma orientação interessada e empenhada da literatura brasileira e é nesse sentido que permite que as relações entre literatura e sociedade possam ser rastreadas. Nesse sentido, ler a obra e perceber suas características de época e principalmente o estilo do autor.

Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões

O poeta neoplatônico, o mestre das formas líricas.

Este escritor também é um grande contribuinte em nossa rica literatura, é interessante resaltarmos aos alunos que o escritor Luís de Camões representa o Renascimento português. Suas obras eram líricas, onde destacam fortemente a cultura renascentista. As poesias amorosas dele definiam a exaltação da mulher amada, com profundas reflexões sobre o sentimento amoroso, entre outras características de seus belos sonetos.

Clarice Lispector

Clarice Lispector


Clarice Lispector, tinha uma forma de expressão muito pessoal, pois tentava aproximar o tempo da escrita com o ato de pensar a própria escrita. A sua história ficcional estaria sempre muito próxima à estrutura do próprio texto.Suas obras são uma excelente opção para trabalhar a interpretação e mostrar que a autora buscava enxugar o texto, dissecando cada palavra, a fim de atingir através da simplicidade uma dimensão mais próxima à rudeza da realidade.

Definir, ou simplesmente falar sobre a personalidade de Clarice Lispector, é um ato bastante complexo devido a sua ousadia. Então para esclarecer um pouco sobre seu interior, nada melhor que essa entrevista concebia a Gastão Morreira:

Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

Ele é um dos principais poetas da geração modernista do período pós anos 30. Escreveu principalmente uma poesia observadora do cotidiano das pessoas simples e, além disso, foi um cronista de mão cheia. É nosso papel incentivar os alunos a ler grandes e preciosas obras, para eles possam conhecer as características e autores de cada época.

Érico Veríssimo

Érico Veríssimo

Nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1905. Filho de família abastada que faliu, foi obrigado a exercer atividades como: ajudante de comércio, bancário, balconista de farmácia e desenhista na imprensa gaúcha. Em 1931, transferiu-se em definitivo para Porto Alegre, onde se tornou diretor da Revista do Globo. Mais tarde, lecionou literatura na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Faleceu em 28 de novembro de 1975, em Porto Alegre. O escritor de estilo simples é o representante gaúcho do regionalismo modernista e uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira, ao focalizar o homem contemporâneo divorciado da religião, na busca de uma solução nem sempre otimista.

A obra deste grande escritor Érico Veríssimo é muito interessante, para ser trabalhada com os estudantes devido ao fato de todos os acontecimentos importantes que ocorreram no século passado, no Brasil e no mundo, serviram de panorama para as obras do escritor.

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo (AL), em 1892 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1953. Fez os primeiros estudos no interior de Alagoas e tentou o jornalismo no Rio de Janeiro. Regressou a Palmeira dos Índios (AL), cidade da qual foi prefeito, em 1928, renunciando ao cargo dois anos depois e passando a dirigir a Imprensa Oficial do Estado. Em 1933, foi nomeado Diretor da Instrução Pública. Por suspeita de ligação com o comunismo, foi demitido e preso em 1936. Remetido ao Rio de Janeiro, permaneceu encarcerado na Ilha Grande, onde escreveu Memórias do cárcere. Em 1945, aderiu ao Partido Comunista Brasileiro.
O trabalho com este autor tem como objetivo multiplicar o pensamento gracilianista entre crianças, jovens, estudantes e interessá-los pela cultura do povo alagoano. Desenvolver com eles potencialidades artísticas nas variadas linguagens. Graciliano registrou em suas obras: Caetés, Vidas secas, Angústia, Infância, Memórias do cárcere, São Bernardo e A terra dos meninos pelados, etc, a grandiosidade do homem em sua humilde origem.

José de Alencar

José de Alencar

A importância do escritor cearense para a nossa literatura é muito alta. Suas obras influenciaram muito para que fosse definido a formação literária nacional, sendo seu estilo um espelho para futuros escritores. A apresentação deste autor nas escolas é fundamental, por ele ter sido o primeiro grande romancista brasileiro. Além disso, os brasileiros estão esquecendo uma das coisas mais preciosas que o nosso Brasil tem e, que é nossa obrigação como educadora de preservar: a leitura, deste e dos demais grandes escritores.

4 de março de 2009

Mário de Andrade

Mário de Andrade





Mário de Andrade nasceu no dia 09 de outubro de 1893, em São Paulo. Ele foi poeta, romancista, contista, ensaísta, crítico literário e de arte, musicólogo e folclorista. Mas, sobretudo, foi o primeiro literato a escrever em brasileiro. Dizem que sua personalidade irradiava alegria de viver e estímulo ao trabalho criador. Fazia parte de seu ideal de cultura a preservação da memória, a fim de cultivar valores nacionais e afirmar nossa tradição. Isso, aliado à crença na aplicação dos ideais modernistas no cotidiano paulistano levou o escritor a participar efetivamente do florescimento da cultura na cidade de São Paulo.

Nos anos 30 criou e dirigiu o Departamento de Cultura da Municipalidade Paulistana, que mais tarde se tornaria a Secretaria Municipal da Cultura. Nasceu deste departamento a idéia de uma biblioteca que servisse como depositária de toda a história cultural da cidade e do Brasil.
O primeiro momento modernista, compreendido entre os anos de 1922 e 1930, devido ao seu caráter anárquico e sentido destruidor, é o mais radical de todos os três momentos desse movimento. Isso se dá devido à necessidade de se romper com o tradicionalismo, ou seja, com a tradição acadêmica da época e chocar o público. Naquela época, esses recursos eram tão inovadores, que chegavam a chocar o leitor. Além da nova linguagem, o Primeiro Momento Modernista também é caracterizado pelo nacionalismo exacerbado; pela procura de uma "língua nacional", ou seja, a língua falada pelo povo nas ruas; pela reescritura de textos do passado, na forma de paródia; e pela incorporação do humor e irreverência. Portanto, ele é um dos grandes escritores de nossa literatura.

Eu, Ariane e Maria de Lourdes, apresentamos o conto "O peru de Natal", Mário de Andrade escolheu a melhor data, pois o Natal é uma tradição um momento de reencontro. A temática social narrada nesse é o cotidiano de uma família onde registra uma dualidade entre ficção e realidade que é uma crítica modernista. Este conto apresente patriarcalismo, pois a família sempre foi submissa as ordens do pai. O Juca considerado por todos como rebelde é que planeja ultrapassar essa barreira e propõe à família a realização da ceia com peru.